quinta-feira, 2 de julho de 2015

Direto de São Gonçalo para a Sapucaí: Tá certo ou não tá?

A escolha do samba enredo da Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, em São Gonçalo, este ano estará acirrada.

Tendo como tema uma homenagem a uma figura desta cidade, George Savalla Gomes,  Palhaço Carequinha, nomes que despontam no samba irão participar e este ano, mais uma vez, terá a presença de Dudu Nobre e o estreante Pedro Bial, que se juntou ao compositor Tunico da Vila, filho de Martinho da Vila, e também conta com a ajuda de Luiz Matos, Niu Souza e Alexandre Cardoso, para criarem o samba enredo "Palhaço Carequinha, Paixão e Orgulho de São Gonçalo. Tá Certo ou Não Tá?"

Os sambas concorrentes serão apresentados no próximo dia 11, durante uma feijoada na quadra da agremiação. As eliminatórias serão nos dias 17, 24 e 31 de julho e 7 de agosto. A final está programada para o dia 21 de agosto.

Vamos conhecer um pouco mais deste artista?

Se estivesse vivo, neste ano 2015, ele estaria completando 100 anos, e esta data estará sendo lembrada com uma série de comemorações.

Os pesquisadores e professores do Departamento de Letras da PUC-Rio, Júlio Diniz e Beatriz
Damasceno, estão finalizando a biografia "Tá certo ou Não Tá? Uma História do Palhaço Carequinha" e, posteriormente, haverá uma exposição itinerante a partir de setembro que irá percorrer o Rio e exibir cerca de 150 objetos do acervo do palhaço, como roupas, fotografias, documentos, troféus etc. 
Os pesquisadores também irão lançar um site oficial e um aplicativo para celular com brincadeiras infantis.

Suas pesquisas apontaram que Carequinha atravessou os principais movimentos artísticos brasileiros, desde a era do rádio e em tudo teve sua presença, desde o picadeiro, até as rádios, palcos, TV e cinema. Como consegue um artista se manter em sucesso durante tanto tempo? Ele foi percursor ao levar a criança e as brincadeiras infantis para o palco, ao incluir a criança no espetáculo audiovisual. 
Um artista carismático e extremamente querido pelo público infantil, não fazia distinção entre fazer shows para a Presidência da República ou uma quermesse de igreja, o que não lhe faltava era alegria e disposição para o trabalho.
Criou bordões que caíram na boca do povo: "Tá certo ou não tá?", "Hoje tem marmelada?", "Ai, ai, ai, carrapato não tem pai!", dentre outros. Além de sua contagiante alegria, sua figura ficou marcada pelas cambalhotas que dava com as mãos no bolso, quase sem tocar o chão.

Orgulho para a comunidade circense e para todos os cidadãos de São Gonçalo, veio a falecer aos 90 anos e nada mais justo do que esta homenagem da Porto da Pedra, em uma festa como o Carnaval, que leva alegria e diversão a milhões de pessoas e em 2016, em especial, o "Tigre"estará resgatando a memória e a vida deste grande artista circense.


Marcelo Drumond
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário