sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Rendendo Homenagens aos que Fizeram História em São Gonçalo!

Falar de São Gonçalo é falar de figuras ilustres que fizeram história na cidade. No mundo da política posso citar o médico Luiz Palmier e de Joaquim Lavoura.

"Recém-formado em medicina em 1918, chega ao Município de São Gonçalo (RJ) para exercer a medicina sendo especialista em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia, o médico Dr. Luiz Palmier.   

Ainda jovem, Dr.Palmier escreve um texto inaugural do seu hábito, um artigo publicado no  Jornal  A  Gazeta,  com o   
título"O Estado Sanitário de São Gonçalo", em 24 de agosto de 1919. O discurso promovido no texto é de afirmação do saber médico e de exclusão de outros saberes, não pautados na ciência e nele constata o estado sanitário do lugar, acha os problemas privados e públicos a serem combatidos, habilita e desabilita saberes e chama para as práticas médico-sociais a responsabilidade de recuperação e manutenção da saúde do local." (Henrique Mendonça da Silva)



No ano de 1918, nossa cidade sofria um surto de gripe espanhola e o empenho e a participação deste médico para o atendimento das pessoas acometidas pela gripe foi primordial. Andava de casa em casa prestando atendimento a população e  esta atitude ética, humana e solidária lhe rendeu popularidade e prestígio.
Mais tarde, participou de um grupo que conseguiu, junto a Fundação Rockefeller, a construção de um posto de saúde local. No ano de 1920 foi criada a Associação Pró-Hospital de São Gonçalo e participou junto com a população, na arrecadação de verbas para a conquista deste hospital, em 1934.

Seu envolvimento e compromisso com nossa cidade lhe rendeu prestígio e  com ele, sucessivos mandatos políticos. Seu nome aparece ligado a diversas entidades: Liceu e Instituto de Educação do Estado do Rio de Janeiro (hoje Liceu Nilo Peçanha), Lactário do Instituto Gonçalense de Amparo à Maternidade e à Infância (com sede em sua chácara) e a biblioteca que leva seu nome, dentre outros.

No esforço de modernizar São Gonçalo, ele investiu suas forças em elementos que considerava importantes na transformação do cenário para as novas gerações: saúde, educação e cultura. Este desejo era compartilhado por outros intelectuais da época, que pretendiam reestruturar a sociedade brasileira intervindo na formação do seu povo.

"Luiz Palmier foi médico, farmacêutico, educador, escritor, político, jornalista, geógrafo e historiador, entre outras atuações, tendo desempenhado um sem-número de funções públicas e profissionais. Mesclou sua imagem à do município, assentando neste uma marca reconhecida de desenvolvimento social, econômico e político." (Luís Rezniki/Marcelo da Silva Araújo)

Outro nome que também ganhou muito vulto e que dominou a política local entre 1955 e 1975 é o do antigo prefeito Joaquim Lavoura, que  teve mandato de vereador (1947) e de deputado estadual (1970). 
Em 1954 se candidatou a prefeito pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional) com o slogan "Com Trabalho há Progresso", com uma campanha eleitoral feita por ele em cima de um trator, cercado por operários munidos de pás e picaretas. 
Usando de uma analogia, ele era considerado o "Janio Quadros" gonçalense, com a seu estilo diferente, com cabelos e roupas desalinhadas, um cigarro no canto da boca e chapéu de palha, ele se dizia apolítico e um ferrenho defensor da bandeira da moralidade e da honestidade.  Ele foi durante vinte anos o político de maior influência na cidade, tendo tido três mandatos como prefeito e conseguindo sempre eleger seus sucessores, o que chegou a lhe render uma reportagem na revista Times.

A cidade lhe rendeu homenagens através do Centro Cultural Joaquim Lavoura - ou Lavourão - que abriga uma sala de exposições com obras de arte de artistas locais e outros prédios públicos que receberam seu nome.

"O poder emana do povo e para o povo!" Portanto, todo aquele que for "levado" através do povo a  ocupar  uma cadeira no Executivo ou no Legislativo tem que corresponder, através de realizações, a expectativa e confiança que nele foram depositadas.

Marcelo Drumond
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário