quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Curiosidades da Cidade de São Gonçalo!

No artigo de hoje vou retratar uma parte da história de São Gonçalo que muito pouca gente tem conhecimento. Quantos de nós não lamentamos por nosso município não possuir praias e ter apenas como lazer aquático o Piscinão de São Gonçalo?

Mas, até o século XX, mais precisamente ano de 1943, São Gonçalo possuía uma linda região oceânica! Vamos conhecer um pouco desta História:

"Em 22 de Setembro de 1890 foi criado o município de São Gonçalo, constituído pelas freguesias de São Gonçalo, Nossa Senhora de Cordeiros e São Sebastião de Itaipu. No ano de 1892, Itaipu passa a ser reincorporado por alguns meses a Niterói, retornando em dezembro deste mesmo ano a São Gonçalo, sendo que a Lagoa de Piratininga ficou sob jurisdição de Niterói.

A região oceânica  (considerada área rural) originalmente, era recoberta de vegetação arbustiva característica da mata atlântica como a que hoje recobra a Serra Grande e a Serra da Tiririca, região banhada pela bacia dos rios Jacaré e João Mendes, entre outros. A região se caracterizava pela alternância de baixadas, restingas, morros, costões rochosos e algumas escarpas.
Há registros que várias fazendas surgiram nesta região como as do Engenho do Mato, da Itaocaia e a Fazenda Piratininga entre muitas outras. A imprecisão da delimitação destas terras durante o processo de ocupação deu margem a muitas áreas de titulação irregular, fonte de multiplicação de posseiros e grileiros

No ano de 1939 a Lagoa de Piratininga passa a ser anexada a São Gonçalo. Niterói passa então a ser, em área, um dos 14 menores municípios do Brasil tendo menos de 100km. Com pouca extensão de terra e com limitações geográficas, Niterói passou a preocupar as autoridades da cidade já que se vislumbrava um grande crescimento urbano. Esta preocupação também repercutiu nas autoridades estaduais e no ano de 1943, através do Decreto Lei nº 1055,  o Distrito de Itaipu (Camboinhas, Itacoatiara e parte de Itaipu)  é reincorporado, definitivamente, a Niterói.

Essa é mais uma "curiosidade" de nossa cidade que divido com todos vocês!

Marcelo Drumond
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário